"You make your own luck, Gig. You know what makes a good loser? Practice." - Hemingway, Ernest.
Esta frase é ótima e me fez pensar em muitas coisas da vida [lembrando que ela está decontextualizada e que possui várias formas de interpretação]. Faz muito sentido, por mais louca e paradoxal que possa parecer. Comecemos por sua tradução: "Você faz sua própria sorte (...). Você sabe o que faz um bom perdedor? Prática". C'est vrai! Quando nos lamentamos muito por alguma coisa não dar certo parece que a sorte vai embora e fica cada vez mais longe. "Mon Dieu (to afrancesada hoje), porque raios a vida não anda? Por que não encontro o amor da minha vida? O trabalho ideal? Por que tenho dor de garganta justo no dia do show da Regina Spektor?". É claro que a sorte é algo meramente aleatório a nós e podemos sim ter um Rio de Janeiro com muita chuva e neblina (como aconteceu comigo) como podemos ter um Rio de Janeiro com muito sol e calor e belas paisagens a vista. Está certo, fato. Mas, como tudo nessa vida, eu posso pensar que tive muita sorte em ter um Rio de Janeiro sem sol porque, imagine só eu, branquinha, andando naquele sol de rachar mamona! Eu poderia estar agora com muitas queimaduras ou até então reclamaria do sol o tempo todo por lá.
Obviamente que estou simplificando por aqui, mas acredito que a vida seja assim... A sorte vem e vai, mas tudo depende de como lidamos com ela ou a falta dela nas nossas vidas. A partir do momento que você pensar que o fato de não achar o amor da sua vida pouco importa neste momento, aquilo deixará de ser uma má sorte porque a importância a isso também será pequena, então seu impacto será menor. Se você der seu devido valor, você vai parar de reclamar que seu emprego é mediano e você não o considerará mais uma má sorte. Assim como também tenderá a se preocupar menos com a sorte em si, mas sim viver o que lhe é apresentado e buscar ser feliz com isso.
Não que a boa ou má sorte não existam... já me considerei muito sortuda em algumas coisas e com muita pouca sorte em outras, mas quero parar de pensar assim. Aliás, reclamar, lamentar, ficar de "mimimi" só levam à falência. Posso constatar. E tem gente menos cética do que eu que diz que tem um lance de boas vibrações ou ruins que influenciam toda nossa vida. Se a gente pensar positivo, teremos um retorno positivo e vice-versa. Se existem boas energias ou não eu não sei, mas o conceito tende a funcionar, então estou acreditando. A partir do momento que parei de julgar as coisas como boas ou não, passei a tirar mais proveito delas. Eu fiz minha própria boa sorte, e que continue assim ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário